sábado, 25 de abril de 2009

Feira do Livro

Cartaz

A XXXII Feira do Livro em Coimbra teve início no dia 17 de Abril pelas 17h00 e permanece na praça da República até ao dia 2 de Maio.

Este certame conta com a presença de Livrarias de Coimbra ou editoras e sócios da Arcádia, representantes de várias editoras e, pela primeira vez, de um stand de demonstração dos meios de acesso à leitura para deficientes visuais.

No ano em que se celebra os 200 anos do nascimento de Louis Braille, a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), o Gabinete de Apoio Técnico-Pedagógico ao Estudante com Deficiência e/ou Necessidades Educativas Especiais (NEE’s) da Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra desenvolvem, em conjunto, a promoção da banca de livros de Braille.

Dia Mundial do Livro

No passado dia 23 de Abril, comemorou-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos dos Autores. Neste dia, um pouco por todo o território português celebra-se esta data.

O Dia Mundial do Livro começou a ser celebrado em 7 de Outubro de 1926 na Catalunha, Espanha, com o intuito de festejar o nascimento do escritor espanhol Miguel Cervantes. Em 1930, a data passou a comemorar-se a 23 de Abril, aquando da morte do referido escritor.

Em 1996, a Conferência Geral da UNESCO institui 23 de Abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos dos Autores, com forma de marcar o falecimento de vários escritores, nomeadamente Miguel Cervantes, William Shakespeare, Josep Pla.

O assinalamento deste dia tem ainda como objectivo seduzir as pessoas para a leitura de livros, uma prática que se tem vim a perder (http://bibvirtual.blogs.sapo.pt/51867.html).

Sem comentários: