domingo, 12 de abril de 2009

Páscoa

A palavra Páscoa significa passagem e é o nome dado a festa religiosa cristã que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo.

Após a Quaresma, período de reflexão e penitência, os cristãos festejam a vida sobre a morte. Depois de ter sido morto na cruz, Jesus ressuscita.

A maior tradição da Páscoa continua a ser a Visita Pascal ou o Compasso, que anuncia de porta em porta a ressurreição de Cristo. Este costume prevalece por todo o país, excepto nos grandes centros urbanos.

O coelho e os ovos encontram-se associados a esta festa. Porquê? Os coelhos e ovos são símbolo de fertilidade, vida e criação. Os cristãos apropriaram-se da imagem de Ostera, a deusa da Primavera, representada por uma mulher que segurava um ovo na mão e observava um coelho, que pulava alegremente ao redor dos seus pés.

Antigamente, ofereciam-se ovos verdadeiros, que eram decorados e a intenção não era comê-los. Os ovos de chocolate que, hoje, são oferecidos por esta altura só apareceram na Europa no século XVIII, pelas mãos de franceses.

Na Europa, a Páscoa cristã é festejada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da Primavera (entre os dias 31 de Março e 25 de Abril), sendo então um feriado móvel que serve de referência para outros feriados móveis. Todos os domingos do ano cristão dependem da Páscoa, à excepção dos domingos do Advento (celebram-se sempre quatro domingos antes do Natal).

Sem comentários: