quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ida e volta III

Dia 11 e segunda semana de Agosto quentes. Uma ida breve até ao Luso, a Penacova e à Quinta das Lágrimas.

Caminhar, caminhar e caminhar por terras de Portugal é uma das formas de conhecer o que cada lugar de melhor e pior tem. O Luso, a poucos quilómetros da Mealhada, oferece vários espaços para longas caminhadas. Quem por lá passa pode deliciar a água do Luso e vislumbrar dois grandes edifícios no centro. Um com mais histórias de vida, de momento em requalificação, e um com menos tempo. São as Termas do Luso, que atraem locais e visitantes.
Entre descidas e subidas, chega-se ao centro de Penacova, situada a 18 km do Luso. O Penedo de Castro é um miradouro situado no alto de um monte da vila, no qual é possível vislumbrar o rio Mondego e toda a paisagem envolvente.


Fauna e Flora de Penacova


Ao seguir o decurso do Mondego chega-se à cidade dos estudantes. A Quinta das Lágrimas é um dos atractivos de Coimbra, que resistiu ao crescimento da cidade e que preserva construções, árvores, lendas e história.

Em tempos remotos, a Quinta das Lágrimas era uma mata que pertencia à coroa portuguesa. Esta mata ficou conhecida por ter testemunhado o amor de Pedro e Inês de Castro, considerado o romance mais famoso e trágico da História de Portugal.


A "Fonte dos Amores", a "Fonte das Lágrimas", os jardins e a mata são algumas das atracções da Quinta das Lágrimas. Espaços que podem ser visitados depois da aquisição de um bilhete e folheto na bilheteira da quinta.


Folhetos e bilhetes

Mais informações em: www.quintadaslagrimas.pt

Magalhães, A. M. & Alçada, I. Uma aventura na Quinta das Lágrimas. Caminho. Setembro de 1999.

Sem comentários: