quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Especialistas sintetizam os últimos dez anos

"Ideias de uma década". Um desafio lançado pela revista Notícias Magazine a vários especialistas que sintetizam os primeiros dez anos do século XXI. Aquando da chegada do ano 2011, faltam 16 dias, ficam aqui algumas opiniões relativas ao ambiente, à crise, às redes sociais, à mulher, à justiça, ao «eu», ao terrorismo e ao genoma.

Capa da edição de 5.12.2010 da Notícias Magazine

"Além de europeus, somos mediterrânicos, o que não nos afasta muito dos gregos, italianos e dos espanhóis do Sul. Somos muito individualistas e estamos mais próximos dos norte-africanos do que dos povos do Norte da Europa."

Manuel Sobrinho Simões (médico, investigador e professor universitário)

"Se continuarmos a achar que vale a pena investir tanto na educação, na saúde e na economia para darmos vantagens aos nossos descendentes, porque não investir também no melhoramento da sua herança genética?"

Alexandre Quintanilha (geneticista e professor na Universidade do Porto)

"As redes sociais não são novidade desta década. São o que sempre nos acompanhou enquanto sociedade: na nossa relação diária com família, com amigos, no trabalho ou quando surge a necessidade de nos juntarmos a outros para atingir objectivos comuns."

Gustavo Cardoso (professsor e investigador no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa)

"O homem é o único animal que destrói o seu ambiente"... "O aquecimento global é uma realidade, e é particularmente devido aos povos do hemisfério norte da Terra. Porque é o hemisfério com mais terras, onde há mais implantação de indústrias, que estendem a sua busca de formas de rendimento muito para sul do equador."

Anthimio J. de Azevedo (geofísico meteorologista)

"Neste mundo saturado de ilusões de oportunidades para dizermos «eu» e proclamarmos a nossa individualidade tornou-se cada vez mais problemático fazer passar o valor mais clássico, e também mais visceral, da política: nós."

João Lopes (jornalista e crítico de cinema)

Ataque terrorista às torres gémeas, em Nova Iorque: "[V]ivendo nós numa aldeia global (ainda que com «freguesias» muito distintas entre si) há acontecimentos aparentemente localizados que, directa ou indirectamente e sempre de forma irreversível, afectam todo o planeta".

"O ataque ao Iraque foi ilegítimo e provocou a ruína do edifício legal internacional que garantiu o estado de semi-paz em que vivemos durante os últimos 65 anos. Estamos todos a pagar os custos desse desvario que prossegue com violações dos direitos das pessoas e das nações."

Eurico Reis (Juiz-Desembargador no Tribunal da Relação de Lisboa)

"Como se combate uma rede terrorista? Eis a questão central para a segurança das sociedades contemporâneas. É essa pergunta que os ataques terroristas desde o 11 de Setembro põem às nossas sociedades."

Nuno Severiano Teixeira (professor da Universidade Nova de Lisboa, ex-Ministro da Administração Interna e ex-Ministro da Defesa)

"Alguns proprietários deixaram de pagar as hipotecas e o incumprimento alastrou aos chamados títulos derivados que, afinal, não eram seguros." (Imobiliário)

Clara Raposo (economista e professor do Instituto Superior de Economia e Gestão)

"Uma das consequências do rápido crescimento económico do Brasil, Índia e China foi a redução do número de pessoas em situação de pobreza extrema."

Álvaro Santos Pereira (economista e professor na Simon Fraser University, Canadá)

"[H]oje em dia, o feminismo implica um projecto de sociedade que envolve a acção conjunta de mulheres e homens e que, por isso, implica a consciencialização mútua de um trabalho comum, baseado no respeito pelas opções pessoais de cada um."

Maria de Jesus Barroso Soares (Presidente da Fundação Pro Dignitate e ex-Primeira Dama)

A menos de um mês do final deste ano, a Notícias Magazine, revista semanal vendida juntamente com o Jornal de Notícias e Diário de Notícias aos domingos, publicou estas e outras citações destes especialistas que sintetizam os primeiros dez anos do século XXI, na edição do dia 5 de Dezembro de 2010 (pp. 18-86).


Sem comentários: