segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ouvi dizer



Sempre ouvi dizer, mas nunca acreditei ou nunca quis acreditar. Deixei sempre que isso passa-se ao lado sem ter algum efeito em mim.

Hoje, tenho de admitir que, sim, tudo muda ou pode mudar em pequenos instantes. Lembro-me de ser recatada e, ao mesmo tempo, muito extrovertida. Características provenientes do meu pai e que permanecem intactas em mim. Por isso, o que mudou foi o ser inocente.

Parece que previa o futuro, como se isso fosse possível, quando dizia que não queria ir para o ciclo e todos diziam que tinha de ser. Queria crescer sem pensar no amanhã. O que foi inevitável!

Tudo desaparecia e aparecia dia após dia. Entendi que os obstáculos derrubavam-me com o objectivo de testar as minhas capacidades e reacções. Então, a teimosia aumentou e tudo virou um desafio.

Já diz a canção: «Um dia vou-te ouvir dizer: / E pudesse eu pagar de outra forma! / Sei que um dia vais dizer: / E pudesse eu pagar de outra forma!» (“Ouvi dizer”, Ornatos Violeta). Mas a verdade é que as barreiras que apareceram no meu caminho fizeram-me crescer e ser o que sou hoje.

Com os anos o ser inocente deu lugar a uma pessoa forte, atenta e cautelosa. Aqui e agora ouço dizer, mas não sei se quero acreditar… pois tudo muda. E a prova disso é esta crónica!

2 comentários:

Fernando Duarte disse...

É bem verdade, ouvesse dizer muitas coisas, mas poucas sao aquelas que nos ficam marcadas...
Um reparo: Belas botas :P

Sérgio Moreira disse...

é verdade, a inocência desaparece e faz-nos ver a vida de outra maneira, embora a visão inocente seja mais feliz mas menos consciente :)