quinta-feira, 3 de março de 2011

Maior operação estatística nacional tem início já na segunda-feira

Os Censos, recenseamentos da população e da habitação, “são as maiores operações estatísticas realizadas em qualquer país do mundo”, define o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em Portugal, esta operação ocorre de 10 em 10 anos e a próxima decorre durante os meses de Março e Abril, com início já na próxima segunda-feira.


Os Censos 2011 permitem responder às seguintes questões: Quantos somos? Como somos? Onde vivemos? Como vivemos? As respostas a estas perguntas “são fundamentais para o país ficar a saber o número de escolas, creches e lares de idosos que são necessários; onde se devem construir as vias de comunicação ou os hospitais; como distribuir os fundos pelas Câmaras Municipais”, segundo informações do INE, responsável pela operação.

O INE começou a recrutar recenseadores, responsáveis pela distribuição e recolha dos inquéritos, no dia 3 de Janeiro deste ano, com o objectivo de “recensear todas as habitações e toda a população” e fazer a georreferenciação dos edifícios nacionais.

A operação deste ano tem uma novidade: a resposta pela Internet. Designada por e-censos, a recolha pela Internet é possível – de acordo com INE – “com recurso a um sistema de autenticação seguro, baseado na entrega, por parte do recenseador, de um envelope fechado no qual se encontram dois códigos – o código de identificação de acesso e o código PIN.”

As pessoas mais reticentes às novas tecnologias não precisam de ser preocupar pois o INE continua a fornecer inquéritos em papel. E qualquer dúvida que surja será esclarecida pelos recenseadores, que promovem o auto-preenchimento e o e-censos.

3 comentários:

Fernando Duarte disse...

É verdade, esta a aproximar-se e eu vou estar incluido nesse projecto como recenseador... na esperaça de poder começer melhor a freguesia em que moro e tambem ganhar experiencia...

Fernando Duarte disse...

conhecer*

Fernando Duarte disse...

E entao Daniela, está tudo a correr bem com a distribuição dos questionário dos Censos? xD