segunda-feira, 16 de maio de 2011

Começa hoje o voto antecipado para as legislativas

O Ministério da Administração Interna tem vindo a divulgar a possibilidade de voto antecipado às eleições legislativas de 5 de Junho de 2011. O voto é, a partir de hoje, 16 de Maio, permitido a "[c]ertos cidadãos que estejam impedidos de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição", informa o ministério.

As eleições legislativas aproximam-se e com elas o dever de cada cidadão de votar. Uma vez que alguns eleitores estão impedidos de exercer o seu direito e dever no dia estipulado, o Ministério da Administração Interna informa que tem hoje inicío o período de voto antecipado.


Os cidadãos que por motivos profissionais não possam estar presentes na sua mesa de voto no dia 5 de Junho, estudantes, eleitores deslocados no estrangeiro, doentes internados, presos e não privados de direitos políticos podem recorrer ao voto antecipado até ao dia 31 de Maio.


A Direcção Geral de Administração Interna (DGAI) colocou ainda a disposição dos portugueses um portal de recenseamento eleitoral, onde cada cidadão pode confirmar o seu número de eleitor e a freguesia e distrito onde tem de votar. Para aceder basta inserir o número de identificação e a data de nascimento.


Os eleitores podem dirigir-se as Juntas de Freguesias e Câmaras Municipais ou ainda aceder ao portal do eleitoral para esclarecer dúvidas acerca das legislativas 2011.

6 comentários:

Fernando Duarte disse...

porquê "[c]ertos cidadãos "?

Fernando Duarte disse...

Relativamente ao voto antecipado, acho uma boa iniciativa, apesar que de certeza nao vai correr bem, pois estamos em Portugal e cá, quando se tenta simplificar as coisas, ainda as dificultamos (e-censos)...

Tânia Santos disse...

O teu "porquê" refere-se, em concreto, a quê? Qual a dúvida?

A citação foi retirada do portal do eleitor. A letra "c" da palavra "certos" está entre parêntises recto pois na versão do ministério essa palavra inicia a frase. Ou seja, está em maiúscula e como a introduzi no meio de uma frase tive de colocar em minúscula.

(Não sei se) Esta era a dúvida?

Fernando Duarte disse...

Sim era isso... Mas nao sabia dessa 'coisa' dos [] que queria dizer que era em letra maiúscula... Mas se tivesses metido com letra maiúscula nao era a mesma coisa? visto estar entre ""...

Tânia Santos disse...

Resposta: não! As citações devem aparecer sempre entre aspas. Mas se mudarmos algo coisa ou acrecentarmos alguma(s) palavra(s) no interior da citação, temos de colocar esse conteúdo entre parêntises recto.

Espero ter sido explícita.

Fernando Duarte disse...

Sim, claro que sim, Sempre! ;)