terça-feira, 20 de abril de 2010

Uma viagem ao Afeganistão

Uma viagem ao Afeganistão dá vida ao "Caderno Afegão", livro da jornalista Alexandra Lucas Coelho.

Capa do livro

A jornalista esteve no passado dia 15 de Abril na Escola Superior de Educação de Coimbra a apresentar o seu último livro. "Caderno Afegão" é um diário de bordo realizado pela Alexandra Lucas Coelho entre Maio e Junho de 2008, período que esteve no Afeganistão.

"Tudo começou em 2001 com o ataque às Torres Gémeas [nos Estados Unidos da América]", relata a jornalista do Público. Alexandra foi enviada pelo jornal para o Paquistão uma semana após o atentado. Nessa época tentou entrar no Afeganistão, mas sem êxito. "Uma derrota", assume a jornalista. Todavia, não desistiu da viagem mesmo sabendo que é difícil convencer o jornal a apoiar, pois é muito caro realizar uma viagem nesta natureza.

Após sucessivos adiamentos, a viagem concretiza-se em 2008. Alexandra realça que o importante para começar é ter/ fazer contactos pois "são a nossa rede" e "uma âncora". Depois há que saber "aproveitar as oportunidades" que surgem.

O Afeganistão é um país destruturado, onde não há postes de electricidade - luz só mesmo através de geradores - nem transportes públicos. A população afegão não tem um sistema que lhes garanta à saúde, educação, etc., por isso, há muita inter-ajuda. A jornalista acrescenta que há "vida em rede" e "construção conjunta".

Quando questionada sobre o medo de estar num território desconhecido que está a mais de 30 anos em guerra contínua, Alexandra responde que "o medo é o que nos ajuda a medir as coisas e a organizar tudo com antecedência". Ser uma jornalista mulher e estrangeira no Afeganistão "é uma vantagem" pois "posso ter acesso à intimidade das mulheres por ser mulher e posso ter acesso aos homens por ser estrangeira", remata a jornalista.

Sem comentários: