sexta-feira, 16 de abril de 2010

Voz informativa

No Dia Mundial da Voz, escrevo sobre a importância da voz para os profissionais da informação e as formas de prevenir os problemas vocais.

Voz

Uma voz informativa resulta de um controlo adequado da respiração e de uma postura correcta. O principal músculo da respiração é o diafragma, situado na base do pulmão.


Para que seja correcta, a respiração tem de ser abdominal intercostal, ou seja, as pessoas devem encher de ar as laterais do diafragma, desde a base do pulmão até às costas, sem levantar os ombros. Quando inspiramos o diafragma é estendido e quando expiramos ele sobe. A respiração deve ser nasal, uma vez que o ar é filtrado e aquecido pelas narinas.

Respiração abdominal intercostal

O intercostal, o diafragma e o estômago têm de trabalhar simultaneamente para a obtenção da respiração correcta. Para tal, é importante ter uma postura adequada. O mesmo é dizer que o peso do corpo deve estar igual e confortavelmente distribuído pelos dois pés; os músculos e ombros devem estar relaxados; a cintura pélvica dever estar suspensa sobre o diafragma para manter a energia do som; e a cabeça deve manter-se erguida e direita.

Existem normas básicas que ajudam a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de alterações e doenças. Mário Andrea, professor e médico otorrinolaringologista do Hospital Santa Maria (Lisboa), identifica os principais métodos de prevenção de problemas vocais: "não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, beber muita água e fazer uma alimentação saudável".

O otorrinolaringologista detecta possíveis problemas no aparelho fonador. Verificadas falhas na voz, o fonoaudiólogo, que trabalha juntamente com o médico otorrino, procede à correcção dos problemas através de exercícios.


A produção do som envolve diversos órgãos que conjuntamente fazem soar a voz. São eles, o aparelho respiratório, a laringe, as cavidades de resssonância e os articuladores.

Aparelho fonador


Para que todos os órgãos referidos funcionem bem, os indivíduos, nomeadamente os profissionais da voz (jornalistas, locutores, apresentadores, professores, etc.), devem fazer diariamente exercícios de relaxamento para evitar tensões musculares, responsáveis por dificuldades respiratórias, articulatórias e outras que afectam a produção da voz e da fala.


Fundamental é evitar fumar e beber álcool, não falar alto nem pigarrear e gritar, evitar o choque térmico (quente-frio e frio-quente), beber muita água, fazer uma alimentação equilibrada e dormir bem. Como defende Mário Andrea: "Abusem da água e não da voz!"


Sem comentários: