domingo, 5 de abril de 2009

Comunicação e Jornalismo On-line

A quarta sessão livre das IV Jornadas Internacionais de Jornalismo (15h00-17h00) teve como temática geral a comunicação e jornalismo on-line. Aníbal Oliveira da Universidade Fernando Pessoa, presidente da mesa desta sessão, identificou o tema, passando a palavra aos comunicadores.

Aníbal Oliveira

Iniciou a primeira comunicação Luís Mañas Viniegra (Universidad Complutense de Madrid) com uma breve apresentação sobre os "Nuevos Hábitos de Consumo de la Televisión e Internet y su repercusión en conflictos judiciales". Este comunicador apresentou alguns dados relativos ao consumo televisivo e ao consumo de TV via Internet, referindo que as televisões tradicionais estão ameaçadas.

Luís Mañas Viniegra

Ricardo Nunes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal apresentou o assunto "Televisão e Internet: Quando a Net alberga o velho e quando o novo não se impõe". Nunes começou por questionar a audiência: "O que distingue um site de um jornal, de uma rádio e de uma televisão?". Logo, de seguida, deu a resposta a pergunta colocada: "NADA!"
Segundo o comunicador, existe um problema de identidade. A televisão do centro da sala passou a estar no centro da vida: "Omnipresença da televisão". Acrecenta que "deixamos de ter uma informação atomizada para passar a ter uma informação fragmentada".
Ricardo Nunes terminou com a divulgação dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças da análise SWOT aos portais da RTP e TVE.

Ricardo Nunes

O comunicador que se seguiu foi Jorge Dias Figueredo da Universidade da Beira Interior com o tema: "A influência da personalização dos conteúdos dos jornais on-line nos comportamentos sociais das suas audiências". Este comunicador apresentou quatro fases do jornalismo na Internet (fase similar, modelo adaptado, modelo digital e modelo multimédia) e, no mesmo seguimento, elementos que conduzem a uma mudança: "instantaneidade de acesso/actualização contínua; memória (armazenamento de grandes quantidades de informação); multimédia (junta-se o texto, o som e a imagem pela primeira vez); hipertextualidade; interactividade (intensificação da comunicação bidireccional entre o leitor e o produto de notícias)". Jorge Dias referiu que a personalização de conteúdos "parece contribuir significativamente para uma mudança de paradigma - passagem de uma comunicação de massas para uma comunicação individualizada (sociedade fechada)", concluindo que os "sujeitos tendem a perder o sentido de uma assimilação massificada".

Jorge Dias Figueredo

O derradeiro comunicador desta sessão, Alfonso Cuadrado Alvarado da Universidade Rei Juan Carlos, falou das "Nuevas tecnologias, nuevos lectores: Relaciones entre información y videojuegos". Alfonso afirmou que "o jornalismo online encontra-se numa fase de reformulação que passa, necessariamente, pelo desaparecimento do modelo impresso". Na Internet, a imprensa tradicional ganha um novo formato. O comunicador fez ainda referência a um projecto que está a desenvolver, conjuntamente com Marina Santin Durán e Pablo R. Prieto Dávila da Universidade Rei Juan Carlos, sobre os videojogos. O objectivo deste projecto é a criação de um videojogo didáctico, que possibilite aos utilizadores adquirir conhecimentos da actualidade.

Alfonso Cuadrado Alvarado

Depois de ouvidos todos os comunicadores enunciados, tomou a palavra a professora Carla Patrão da Escola Superior de Educação de Coimbra, fazendo comentários as temáticas desenvolvidas.

Carla Patrão

Carla Patrão reforçou a ideia de que "os órgãos de comunicação social estão a transpor os seus conteúdos para a Internet". Daí Ricardo Nunes "falar num problema de identidade". Neste momento, verifica-se a passagem "dos mass media para os self media". Destacou ainda a temática do Alfonso, dizendo que "nada como um videojogo para captar a atenção dos jovens". Para finalizar, frisou que "a finalidade de um jogo é, sobretudo, entreter". Depois pode também servir para educar...

Terminada a intervenção da professora Carla, Aníbal Oliveira abrir espaço a comentários e questões da plateia.

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