domingo, 5 de abril de 2009

Conferência de Abertura das Jornadas

A conferência de abertura (9h30-10h30) das IV Jornadas Internacionais de Jornalismo contou com a presença do conferencista Alfonso Sánchez-Tabernero da Universidade de Navarra para a apresentação do tema: "Futuro do Jornalismo: Controlo e Qualidade".

Alfonso Sánchez-Tabernero afirmou que quanto mais qualidade tiver um bem material (casa, caro, etc.), haverá um maior consumo do mesmo. Mas acrescentou a seguinte ideia: esta lógica não se verifica nos media, dando exemplos de artigos espanhóis ("Ahora no es posible ser líder de audiencia y en calidad"; "Antena 3 retira la serie de Ana Obregón por la falta de audiencia") que retratam este assunto.

Segundo o conferencista, a qualidade implica: um suporte (papel, som, imagem): imaginação, criatividade, originalidade; exclusividade, díficil de imitar; um desenho atractivo; uma mensagem de fácil compreensão; conteúdos divertidos, que captem a atenção.

Alfonso acaba por concluir que nunca podemos obter a máxima rentabilidade imediata através da qualidade, não esquecendo a questão actual da concorrência excessiva.

Nesta sessão plenária interviram ainda João Paulo Faustino (Media XXI, Universidade Católica e Instituto Politécnico de Leiria) e João Palmeiro (Associação Portuguesa de Imprensa), fazendo comentários à apresentação do conferencista e, ao mesmo tempo, acrescentando algumas informações.

Sem comentários: