domingo, 5 de abril de 2009

Discursos e representações 1

Discursos e representações foi a temática desenvolvida na sessão 3 das comunicações de tema livre sobre jornalismo, que decorreu entre as onze e as treze horas.

O primeiro comunicador a tomar a palavra foi Pedro Celso Campos da Universidade Estadual Paulista. Este professor brasileiro apresentou o tema "Jornalismo e sociedade: A visibilidade do idoso nos meios de comunicação (estudo de caso: jornais El País e ABC - 2007)".

Pedro Celso Campos

De seguida, interviu Kárita Cristina Francisco da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Esta comunicadora expôs o caso do telemóvel da Escola Carolina Michaelis, tendo por base uma análise de algumas edições dos jornais "Público" e "Correio da Manhã". Feita a análise, Kárita concluiu que "os dois jornais noticiaram apenas o facto (...), [fazendo] poucas referências às novas tecnologias"; o "Correio da Manhã" leva ao extremo o negativismo nos artigos publicados, enquanto o "Público" procurou assumir "uma política mais deontologicamente correcta, com poucas imagens do vídeo" da aluna a agredir a professora.

Kárita Cristina Francisco

Maritza Sobrados León da Universidade de Sevilha foi a comunicadora que se seguiu. A temática que abordou intitulava-se "La construcción de la otredad en la escuela: Nuevo desafio para los medios de comunicación". Ao longo da sua intervenção deixou claras duas ideias principais: a imigração possibilita a existência de diversidade cultural; e os jovens necessitam de receber educação para os media, sendo esta uma das preocupações actuais.

Maritza Sobrados León

A aluna Tatiane Hilgemberg da Universidade do Porto apresentou um trabalho de investigação, que desenvolveu com a orientação de Rui Novais (CETAC.Media - Universidade do Porto/University of Liverpool), sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim ("Os meninos de ouro? Os momentos de glória dos Jogos de Pequim em 2008"). Neste trabalho, Tatiane analisou o comportamento dos media perante os trunfos de dois atletas nacionais nos Jogos de Pequim: Nélson Évora (jogos olímpicos) e Paulo Fernades (jogos paraolímpicos). Com este estudo chegou às seguintes conclusões: as representações dos media são escassas, sendo que os jogos olímpicos e os jogos paraolímpicos não se encontram no mesmo patamar; a descrição dos jogos paraolímpicos é neutra; os media deram mais destaque ao Nélson Évora ("modelo, ídolo, herói") do que ao Paulo Fernandes ("super-herói no sentido de caridade", "aleijadinho", "coitadinho").

Tatiane Hilgemberg


Luís Miguel Cardoso da Escola Superior de Educação de Portalegre fechou as comunicações desta sessão com o tema "Mitos, imagens e factos: O jornalista no cinema". Referiu, no decorrer da sua comunicação, que o cinema "sempre proporcionou a transigência" e enunciou uma série de filmes que se enquadram com a temática em questão, nomeadamente "Os homens do presidente" (watergate), "Reds", "O ano de todos os perigos", "Debaixo de fogo". Finaliza, dizendo que a sétima arte "foi capaz de criar comportamentos e atitudes" e que "entre o mito e a realidade se escreve e reescreve o jornalismo".

Luís Miguel Cardoso

A sessão termina com o comentário de Alda Mourão da Escola Superior de Educação de Leiria às comunicações desenvolvidas e com uma conversa aberta entre todos os comunicadores e o auditório da sala.

Alda Mourão

Sem comentários: